Dicas

09/01/2013 - Montagem e Mautenção de Transportadores

Montagem e Mautenção de Transportadores

ESTRUTURA:

Deverá estar em perfeito alinhamento e velada transversalmente. Nos transportadores curtos, este alinhamento pode ser verificado com o auxílio de um barbante esticado de uma extremidade à outra. Em transportadores longos, o barbante deve ser esticado por partes, em dado trecho da estrutura, ou com o auxílio de um teodolito.

TAMBORES

Proceder à limpeza dos pontos onde serão fixados os tambores.Os tambores deverão girar macia e livremente a um toque de mão, sem arranhar, ou fazer ruído.Todos os tambores devem estar alinhados em 90° com a linha de centro dos transportadores. 

ROLETES

Seus rolos deverão girar macia e livremente a um toque de mão, sem arranhar ou fazer ruído, todos roletes deverão estar alinhados a 90° com a linha dos centros dos transportadores, Durante a montagem, não se deve apertá-los de maneira definitiva, mas de tal modo que se possa ajustá-los posteriormente. Isto facilita o alinhamento da correia, No retorno, todas as correias devem estar suficientemente elevadas do piso para facilitar a inspeção, manutenção e limpeza

CORREIA

A primeira providência a se tomar é a colocação da correia simultaneamente no centro dos tambores de acionamento e retorno. O alinhamento deve ser iniciado com o transportador vazio, a partir do retorno da correia passando, em seguida, à parte superior da mesma. O melhor lugar para se iniciar o alinhamento, no retorno, é o tambor de acionamento. Se houver tambor de encosto no retorno, este poderá ajudar o alinhamento da correia no tambor e no trecho de retorno, através de pequenos deslocamentos no referido trecho

ESTICADOR

O esticador deve manter a correia sob a tensão mínima necessária, quando o transportador estiver em operação permanente. O tambor esticador deve estar ortogonal à linha de centro do transportador.

MOTOR

Deve ser assentado em base limpa e bem nivelada. Antes de se fazer qualquer acoplamento, verificar se o motor está girando livremente. O eixo do motor e o de entrada do redutor devem estar perfeitamente alinhados.

RASPADORES E LIMPADORES

Seus pontos de articulação deverão estar livres de sujeira e lubrificados, para permitir a livre oscilação dos mesmos. Suas lâminas de borracha, poliuretano, cerâmica, ou qualquer outro tipo de material deverão estar bem posicionadas, pressionando a correia pela ação das forças exercidas pela molas ou contrapeso.

REDUTOR

Verificar se os eixos de entrada e de saída do redutor estão devidamente alinhados com os eixos do motor e do tambor de acionamento. Verificar se os eixos do motor e do redutor estão posicionados paralelamente e se os tambores a eles acoplados estão num mesmo plano.





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